Teste de Estanqueidade

Depoimentos do Google




Teste de Estanqueidade de Gás GLP

teste de estanqueidade em tubulações de gás é um procedimento obrigatório em instalações embutidas, proporcionando efetividade e segurança. É um meio utilizado para avaliar se algum fluido, nesse caso gás, está estanque. Ou seja, que não há nenhum vazamento na superfície de contato. O teste utiliza ar comprimido como meio de comprovação.

Pelo manômetro, é possível avaliar se a pressão interna sofreu alterações. Após um tempo, é verificado se o fluido apresenta modificações, trazendo a evidência de haver ou não vazamento.

Após essa primeira etapa do teste de estanqueidade em tubulações de gás, caso seja encontrada alguma alteração, a análise precisa ser refeita utilizando outros equipamentos que possam localizar o vazamento. Se ele for pequeno, é possível resolver na hora. Caso ele seja maior, as mudanças precisam ser analisadas e, até mesmo, um projeto para novo trajeto da tubulação precisa ser feito, substituindo a tubulação existente.

O teste de estanqueidade em tubulações de gás também é realizado de forma preventiva para comprovar que não há nenhum vazamento em um empreendimento. Essa é a comprovação mais segura de que um ambiente está livre de qualquer tipo de vazamento que possa causar prejuízos ou explosões. O Corpo de Bombeiros exige esse procedimento para liberação de tubulações de gás.

Pela ABNT, na NBR 15358, a inspeção deve ser periódica por meio do teste de estanqueidade em tubulações de gás. O período máximo para realização do mesmo é de um ano em áreas comerciais e industriais. Se algum cano já passou por algum reparo ou dano, esse prazo passa para seis meses, visto que é preciso se certificar que tudo está ocorrendo normalmente.

Mesmo que o ambiente não apresente sinais de vazamento, pode estar ocorrendo um mínimo vazamento que pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente ou, ainda, pode ser um grave problema na produtividade de um segmento industrial. E também causa gastos por perda de gás que não está sendo utilizado. Por isso, o teste de estanqueidade em tubulações de gás é tão importante como forma de prevenção e correção.

Para sua segurança, é fornecido um Laudo de Estanqueidade com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), tendo comprovação de conformidade em auditorias ambientais internas e externas (ISO 14001) e de saúde e segurança ocupacional (OHSAS 18001)

Além do teste de estanqueidade em tubulações de gás, outros fatores podem ser avaliados para manutenção preventiva do sistema: tubulações, válvulas, mangueiras, reguladores, medidores, pintura uniforme. Todos esses cuidados são essenciais para melhor aproveitamento e utilização dos sistemas de tubulação.

Normas Técnicas:

ABNT NBR 15358 Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e Execução;
ABNT NBR 13523 Central de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP;
ABNT NBR 15526, Redes de distribuição Interna para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Comerciais Projeto e Execução;
ABNT NBR 14024 Central de Gás Liquefeito de Petróleo GLP, Sistema de Abastecimento a Granel;

Precisa realizar um Teste de Estanqueidade? A Gasolini está à disposição!

GASOLINI - A PIONEIRA EM INSTALAÇÕES DE GÁS DO MT!

Conheça outros

Serviços

Olá, gostaria de fazer um orçamento?